Em todos os projetos de obras de engenharia civil, Riscos e Reponsabilidades caminham juntos, para os quais, existem possibilidades de contratação de seguros com apólices distintas ou conjuntamente, visando garantias e coberturas essenciais.
São muitos os riscos inerentes à execução de uma obra, tanto para os proprietários quanto às empresas responsáveis pela execução da mesma. A constatação de um imprevisto pode colocar em ruptura a execução de toda uma obra e frustrar as expectativas e necessidades de todo os envolvidos (empresários, clientes, investidores). Uma apólice de seguro bem desenhada é capaz de fazer frente a prejuízos inesperados e de permitir a concretização de um projeto, ainda que imprevistos aconteçam.
São, ao todo, 4 tipos de apólices que normalmente englobam um pacote de seguros para Grandes Obras.
Assim, a contratação dos seguros abaixo indica uma segurança mais ampla para coberturas que englobem muitos dos riscos existentes:
- Risco de Engenharia
- Responsabilidade Civil Engenharia
- Garantia Contratual
- Seguro de Vida para os colaboradores/prestadores de serviços
Ainda assim, obras grandes demandam de maior expertise para elaboração de uma apólice. Isso porque algumas garantias são exigidas pelo cliente da construtora e as Seguradoras precisam sempre avaliar a viabilidade desses pedidos.
Para pequenas reformas, há uma grande demanda de CONDOMÍNIOS que já exigem apólices aos seus Engenheiros. Isso porque reformas em apartamentos, geram muita ocorrência nos apartamentos vizinhos! E para isso temos cobertura de Responsabilidade civil, por exemplo, que vai indenizar prejuízos causados à terceiros, sejam eles vizinhos ou o próprio Condomínio.
Para o cliente, a Garantia Contratual é uma apólice simples que garante que aquele construtor “vai executar” a obra. E caso não o faça, a seguradora entra no processo para finalizar a obra ou indenizar o cliente no valor contratado. Exigir essa apólice é uma segurança não somente para que o cliente tenha a garantia de entrega do serviço, mas principalmente para “medir” se a construtora tem “credibilidade” com as seguradoras. Para se fazer uma apólice dessa, a construtora passa por análise de “balanços financeiros e declarações de IR”. Se não for saudável, a Seguradora não efetiva.
Ficou com alguma dúvida ou deseja mais orientações a respeito? – Fale com a gente e conte com nossos especialistas da Rosseg Seguros & Benefícios – Sua Consultoria Personalizada.
Fale com um de nossos especialistas.